Ladrilho hidráulico: saiba como limpar o revestimento artesanal da moda -
Apostou no ladrilho hidráulico depois de seguir as tendências de decoração e não sabe como fazer sua manutenção e limpeza? O revestimento à base de cimento é produzido artesanalmente e exige atenção especial, mas cuidados simples. Saiba o que fazer – e o que não fazer – para conservar as peças por décadas (ou até séculos).
Veja também:
Mesmo sendo resistente, o ladrilho hidráulico possui a delicadeza de uma peça artesanal. O principal erro cometido na hora da limpeza é a utilização de produtos químicos, que podem danificar o revestimento. Por isso, não use – em hipótese alguma – tais substâncias. O cuidado para uma higienização correta é simples: água e sabão neutro. Nas paredes, a limpeza pode ser feita com panos ou esponjas (exceto as de aço) e, nos pisos, as vassouras são permitidas.
Limpeza imediata
Em caso de queda de bebidas ou outras substâncias que possam manchar o ladrilho hidráulico, não perca tempo e limpe o local imediatamente. O tempo de penetração irá depender do produto de proteção aplicado no revestimento. Para deixar as peças mais protegidas, há uma variedade de alternativas com fácil colocação no mercado.
Ladrilho desbota?
Com o passar dos anos, a coloração do revestimento pode sofrer leves alterações. No entanto, não se trata de um desbotamento. Por ser um material poroso, o cimento pode absorver as substâncias com a passagem do tempo. O processo faz parte de um envelhecimento natural, que ocorre de forma leve e ainda garante charme ao produto. Nas áreas abertas, com intensa exposição ao sol, as peças ficam mais expostas. Para manter as cores do ladrilho hidráulico vivas por mais tempo, recomenda-se a aplicação de produtos com proteção resistente a raios UV.
Veja também:
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site