Piso Laminado: Conheça As Vantagens E Desvantagens Da Escolha
Agora que já conhece as principais vantagens e desvantagens do piso laminado de modo geral, também é interessante saber sobre a variedade de opções. Esse tipo de piso é feito a partir de lâminas de madeira, então ele realmente contém essa matéria-prima, porém em pouca quantidade, além de usar aglomerados de HDF nos tipos feitos para suportar alto tráfego.
Na parte superior desse piso é feita uma camada decorativa artificial que vai oferecer os diversos modelos e cores. Também é feita uma proteção com resina de melamina, aumentando sua resistência, o que não elimina a necessidade de cuidados diários.
O tipo de piso laminado em madeira oferece largura e comprimento das lâminas que variam bastante, mas normalmente possuem 7 milímetros de camada de madeira na composição e acabamento em verniz. É ideal para ambientes de pouco tráfego de pessoas.
Se precisar instalar o piso para uma área de alto tráfego de pessoas, existe outro modelo especial para essa finalidade. Aliás, esse é um modelo recomendado para quem tem animais de estimação ou crianças pequenas que podem acabar riscando o piso de alguma forma, como já mencionado nas desvantagens. Se usar um piso de alta resistência, essa desvantagem reduz consideravelmente. Esse piso também tem maior resistência à exposição solar.
Então, basicamente precisa considerar como é o tráfego de pessoas na sua casa para saber se vale a pena colocar um piso laminado em madeira, um pouco mais sensível, ou um feito para alto tráfego, com mais resistência a todos os fatores elencados como desvantagens.
Com essa questão resolvida, conte com o auxílio do seu arquiteto ou designer de interiores se ficar na dúvida sobre o modelo que vai combinar melhor com a sua decoração.