Piso vinílico: 10 coisas que você precisa saber antes de instalar

By Eduarda Oliveira Correia

Está pensando em colocar piso vinílico em sua residência ou local comercial? A princípio é muito comum surgir dúvidas que vão desde à composição até de como é feito a instalação. Confira 10 coisas que você precisa saber sobre o piso vinílico antes de escolher qual o melhor para você!

1 – Composição

O piso vinílico tem sua matéria prima o PVC, que são substratos de minerais e plastificante. Eles podem ser não só em manta, bem como em régua ou em placas com espessura de 2mm a 5mm. O piso vinílico de 5mm é indicado para uso comercial pela sua maior resistência para lugares com maior fluxo de pessoas.

2 – Contra-piso

É preciso uma atenção maior na hora de fazer ou ajustar seu contra piso para aplicação do piso vinílico. Não é a toa que 95% dos casos dos problemas da instalação estão relacionados a um contra piso mal feito. É de extremante importância que o contra piso esteja limpo e nivelado para a instalação. Por isso quando o contra piso estiver com ondulações, buracos ou quebradiço, ele precisará ser refeito ou reajustado.

Diferentemente do laminado em que as pequenas ondulações são resolvidas com apenas pequenos ajustes no contra piso, no caso do vinílico ele precisa estar impecável, utilizando de massa de regularização. É importante saber disso afinal o nivelamento do contra piso pode aumentar o preço final da instalação.

3- Tempo de Instalação

A instalação do piso vinílico costuma ser rápida. Por exemplo, um imóvel vazio com o contra-piso devidamente ajustado de até 80m², pode ser terminado em apenas 2 dias. Em casos em que o móveis já estão na casa ou que o contra-piso precisa ser refeito é certo que levará um tempo a mais para instalação, porém esse tempo ainda é curto comparado à instalação de um piso frio.

4 – Onde posso instalar

É possível instalar o piso vinílico em pisos cerâmicos, porcelanatos e mármore, todavia é preciso aplicar um aditivo para fazer com que a argamassa cole no contra piso, caso contrário o piso pode se soltar junto com a argamassa. Indicamos produtos Weber Quartzolit ou MAPEI que são de secagem rápida e tem uma maior qualidade.

5 – Onde não instalar

O piso vinílico NÃO deve ser instalado em carpetes, piso de madeira, forração ou qualquer piso flutuante. Além disso não é recomendado instalar o vinílicos em áreas externas, banheiros e cozinhas.

LEIA TAMBÉM: PISO VINÍLICO OU PISO LAMINADO? VEJA QUAL SE ADAPTA MELHOR À VOCÊ.

6 – O vinílico é resistente á água

O piso vinílico é resistente a água, um pano úmido com água e sabão neutro é suficiente para limpar seu piso vinílico e deixar sua casa limpa. Contudo é importante evitar excessos, uma vez que o acumulo de líquidos pode causar mofo e até soltar o piso.

7 – O piso vinílico ajuda a reduzir ruídos

Surpreendentemente o piso vinílico é recomendado para ambientes corporativos pois ajuda a abafar o som tornando salas de reunião e corredores mais silenciosos.

8 – Ele é anti-alérgico e anti-cupim

O piso vinílico conta com proteção contra a proliferação de fungos e bactérias, sendo assim uma excelente pedida para quem é alérgico.

9 – Umidade do contra piso

Avalie sempre se o contra piso esta isento de umidade. Você pode realizar o teste de umidade por um Medidor de Umidade ou de forma mais simples apenas fixando um plástico com fitas adesivas no contra piso, por fim aguarde por 24 horas e se houver transpiração no plástico significa que o ambiente apresenta umidade e que o contra piso precisa ser impermeabilizado.

10 – Procure referências

Peça sempre uma visita da empresa em sua casa para equipe avaliar e medir o local, bem como consulte o reclame aqui e o Google e avalie da empresa, verifique também se a equipe de instaladores é bem capacitada e peça referência.