Telhas solares: quais são, características, vantagens e desvantagens
Como já sabemos, a energia solar já é um tipo de energia que está evoluindo a taxas enormes. Isso porque se trata de uma energia renovável que tem muitas utilizações e que possui grande versatilidade na sua utilização. Uma das revoluções inovadoras em questão de Energia Solar Fotovoltaica são telhas solares. Essas placas solares são instaladas em nossas casas para fornecer energia de forma limpa e segura.
Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre telhas solares. Poderá saber quais as características que possuem e quais as vantagens ou desvantagens que encontra na diferença dos painéis solares convencionais.
O que são telhas solares
Quando falamos de telhas solares, estamos falando de um conjunto de telhas com propriedades e características fotovoltaicas que estão conectadas entre si com uma dupla finalidade. Por outro lado, conseguimos ter uma proteção bastante boa contra as adversidades climáticas. Por outro lado, consegue gerar energia elétrica para o nosso consumo graças aos painéis solares acoplados às mesmas telhas.
Essa energia que estamos gerando é totalmente limpa e renovável. As telhas solares são feitas de um trilho de alumínio e são feitas de um tipo de plástico bastante resistente. Eles têm uma ponteira fotovoltaica que é incorporada na parte superior do ladrilho. Tudo isso é montado por meio de clipes como um quebra-cabeça. Montar um telhado inteiro com essas características é como montar uma figura de LEGO.
Se adicionarmos um pouco de cobertura a este tipo de ladrilhos, podemos ganhar em estética, mesmo que percamos em desempenho.
Usos de telhas solares
Estes tipos de pequenos painéis solares para telhados podem ser feitos em qualquer tipo de instalação. São bastante úteis para um autoconsumo fotovoltaico ou se quisermos adicioná-los a uma instalação isolada da rede eléctrica. O que deve ser levado em consideração na hora de colocar a placa solar é o preço de instalação. Se contarmos com o fato da casa ser recém construída, temos a vantagem de que esses custos de instalação são menores.
Pelo contrário, se temos uma esquerda que já foi reconstruída de uma casa antiga, devemos ter em mente que devemos primeiro remover o telhado anterior para colocar um novo o que aumentará os custos. Os ladrilhos solares são uma boa opção para as casas recém-construídas que permitem uma integração arquitectónica na produção fotovoltaica e na transição energética para energias renováveis.
Os módulos solares de que essas telhas são compostas são conectados a um inversor de potência da mesma forma que é feito com um painel solar convencional. Desta forma, eles são muito fáceis de instalar. Por outro lado, destacamos que uma cobertura solar pode ser montada em qualquer superfície, seja ela uma cobertura convencional, uma cobertura para garagens ou mesmo um alpendre.
Esta facilidade de instalação permite que a tecnologia fotovoltaica continue a se desenvolver aos trancos e barrancos.
Composição de telhas solares
Essas peças são feitas com Acrilonitrila acrilato de estireno (LIDAR COM). Este material é dispensado na indústria e é capaz de resistir a qualquer adversidade climática sem nenhum problema. Também serve para resistir aos altos níveis de salitre encontrados nas áreas costeiras. Portanto, se sua casa está localizada perto da costa, você não terá nenhum problema devido ao excesso de sal. É capaz de suportar intempéries, altas e baixas temperaturas, fortes rajadas de vento e chuvas de alta intensidade.
Possui propriedades mecânicas que atendem a todos os certificados europeus. A grande vantagem desse tipo de material é que você pode produzir eletricidade gratuitamente em sua casa. Além disso, você tem a vantagem de ser uma energia renovável e limpa. Isso irá garantir que não polua o meio ambiente durante o uso.
Comparação com painéis solares
Faremos uma comparação para expor as vantagens e desvantagens que os painéis solares têm em comparação com os painéis solares convencionais. Sem dúvida, a principal vantagem que o ladrilho tem em relação às placas é que a integração arquitetônica e estética da casa permanecem mais intactas. Não é a mesma coisa ver uma casa de longe com painéis solares na cobertura do que ver uma cobertura que já possui a tecnologia solar incorporada.
Uma desvantagem é que o preço é superior ao de um módulo fotovoltaico comum. Como mencionamos anteriormente, se a casa for recém-construída ou renovações completas estiverem em andamento, esse aumento de preço pode ser compensado. No entanto, se um telhado completo deve ser alterado para fazer a mudança com telhas solares, as coisas mudam. O custo aumentaria sobretudo em mão de obra.
Outra desvantagem segundo como diremos é a produção de energia elétrica em função da superfície. Se quisermos produzir um quilowatt de energia por meio de telhas solares, precisaremos uma área entre 9 e 11 metros quadrados. Se tivermos painéis fotovoltaicos comuns, podemos obter a mesma quantidade de energia com apenas 7 metros quadrados de painéis.
A utilização de energias renováveis, em particular da energia solar fotovoltaica, não deve ser desacreditada, visto que vai num sentido bastante interessante para se integrar em edifícios de forma integral. Existem também revoluções tecnológicas, como as janelas fotovoltaicas. Essas soluções são bastante interessantes do ponto de vista estético que está ligado à transição energética.
Se você tiver superfície suficiente à sua esquerda Você pode instalar quantos painéis solares fotovoltaicos forem necessários para ser capaz de cobrir até 100% de toda a sua demanda de eletricidade. Esta é uma grande vantagem, pois você pode até mesmo se isolar da rede elétrica. Você pode vender a eletricidade que sobrou para recuperar parte do investimento inicial. O resto da energia que você gera pode ser armazenada baterias solares.
Se por algum motivo a telha solar quebrar, não é necessário alterar toda a instalação, basta substituí-la.
Como você pode ver, a energia renovável está evoluindo a uma velocidade incrível. Espero que com essas informações você possa aprender mais sobre telhas solares.