As vantagens e desvantagens de um telhado colonial

By Eduarda Oliveira Correia

Construir a casa própria é o sonho de muitos. Seja o imóvel na planta ou para reformar, pensamos em todos os detalhes: cor da parede, tipo do piso, tipos de janelas, modelos de portas, e também nos tipos de telhado. E, por isso, já vamos direto à pergunta: você já pensou em escolher um telhado colonial para sua casa?

Existem diversos modelos de telhado colonial no mercado, porém, os telhados coloniais são elegantes e conseguem se adaptar a diversos tipos de decoração, especialmente por conta das telhas com visual rústico. Preparamos um guia simples para te ajudar a entender um pouco mais sobre o modelo de telhado colonial.

Leia também: Qual laje devo usar na minha obra

O que é telhado colonial?

É o tipo de cobertura mais simples e popular na construção. Sua principal característica é sua telha aparente, que deixa toda a cobertura exposta com suas formas definidas com meia água, duas águas, três águas e assim por diante.

Apesar de ficar aparente, ele permite ir do estilo rústico ao moderno dependendo da composição.

Como funciona o telhado colonial?

As telhas ficam apoiadas sobre os caibros de madeira, componentes da estrutura do telhado. A inclinação, que pode ser igual ou diferente em cada água, são unidas pela cumeeira, espigão e o rincão.

Partes do telhado colonial

Cumeeira: a parte mais alta do telhado; Espigão: é o encontro das telhas de lados diferentes do telhado; Rincão: é o encontro das águas da parte mais baixa do telhado, onde a chuva escorre com mais força.

Vantagens do telhado colonial

Seu formato e inclinação são excelentes para vazão da água, sendo um ótimo telhado para lugares onde chove muito;

Seus diferentes níveis e modelos tornam fácil a adaptação com diferentes estilos de construção;

Pode ser utilizado com telhas na cor natural ou com telhas pintadas, de acordo com a preferência do morador.

Desvantagens do telhado colonial

O telhado colonial também tem suas desvantagens:

Valor gasto: além dos gastos com instalação, a estrutura interna do telhado colonial também precisa ser reforçada, o que pode gerar um gasto a mais com madeiramento e reforços;

As telhas de cerâmica costumam absorver água e ficar com manchas, além de quebrarem mais fácil. Uma boa alternativa é utilizar telhas de concreto que imitam a forma do telhado colonial, mas com a vantagem de oferecer mais proteção e durabilidade;

Tipos de telhas para o telhado colonial

A escolha da telha está diretamente ligada à inclinação que o telhado vai ter, pois, dessa forma, tanto sua fixação quanto a estrutura que irá suportar todo o seu peso devem ser diferenciadas.

1. Telha de Cerâmica

É a mais utilizada para essa proposta, devido seu custo-benefício. Também conhecida como telhas de barro, possuem uma aparência curvada que permite resultados visualmente bonitos. Opte pelas que vem com revestimento sintético de fábrica, com maior proteção e durabilidade.

Com diversos modelos no mercado, é possível escolher a telha colonial que mais agrada seu gosto e estilo de fachada.

2. Telha de PVC

Tem as mesmas vantagens da telha de cerâmica, só que são feitas de uma maneira sintética. A única diferença é seu custo inferior, que por ser um material leve não exige uma estrutura de madeira tão elaborada para aguentar o seu peso.

Tome cuidado com a ação do vento, devido a essa fragilidade, os cálculos do telhado devem ser precisos para que não haja futuros acidentes.

Para ficar por dentro de como o telhado colonial funciona na prática, separamos 60 projetos incríveis que utilizam este elemento tradicional de diversas formas:

3. Telha de concreto

Ajudam a regular a temperatura interna da construção

Você consegue encontrar telhas de concreto em diversos formatos e cores que vão desde o grafite e o marrom até o branco e o marfim. As diferentes tonalidades não só garantem beleza às construções, mas também contribuem para a regulação da temperatura interna dos cômodos. Isso porque cores claras refletem a luz do sol e transmitem menos calor para o interior, sendo ideais para regiões mais quentes.

O oposto acontece com telhas com cores escuras. A luz do sol é mais facilmente absorvida, deixando a temperatura mais agradável em casas localizadas em lugares frios. O resultado dessa escolha não poderia ser melhor: redução do gasto com energia elétrica, já que o uso de aparelhos, como ventiladores ou aquecedores, é reduzido.

São bem mais resistentes e duráveis

Como dissemos, as telhas de concreto são produzidas a partir do cimento e isso traz uma consequência importante: elas ganham no quesito resistência em relação às telhas de cerâmica. Enquanto as primeiras podem apresentar resistência mínima de ruptura de 240 quilogramas-força (kgf), as outras contam com apenas 130 kgf.

A chance de as telhas quebrarem durante a carga, descarga e armazenamento no canteiro de obras é baixa, evitando prejuízos de material. Além disso, devido à qualidade e força das telhas, é bem difícil que elas se quebrem, o que torna a manutenção periódica do telhado mais barata.

Possuem menor permeabilidade

Devido a seu processo de fabricação, as telhas de concreto têm uma caraterística essencial: elas absorvem pouca água da chuva e evitam infiltrações. Assim, não precisam suportar o peso da água que se acumula em excesso no telhado, principalmente durante temporais fortes. O resultado é que a estrutura da construção não fica sobrecarregada, garantindo a segurança dos moradores.

Há inclusive nervuras na parte inferior das telhas que impedem a penetração da água arrastada pelo vento. Já na parte de cima, a ausência de água impede a proliferação de fungos que oferecem riscos à saúde e ainda desvalorizam seu imóvel, já que podem manchá-lo e afetar sua estética.

Encaixam perfeitamente

AS TELHAS DE CONCRETO FICAM PERFEITAMENTE ENCAIXADAS, O QUE TORNA A MONTAGEM DO TELHADO MAIS RÁPIDA.

Telhas de concreto são a opção mais adequada para deixar seu telhado sempre com o melhor alinhamento. Diferentemente do que acontece com as telhas de cerâmica durante seu processo de produção, as telhas de concreto não vão ao forno e nem se deformam. São, na verdade, produzidas em fôrmas e permanecem perfeitas visualmente e estruturalmente. É justamente essa padronização que permite o encaixe fácil. E considerando o incremento em precisão, a própria montagem do telhado fica mais rápida.

Desvantagens das telhas de concreto

AS TELHAS DE CONCRETO PODEM NÃO SER AS MAIS INDICADAS EM LOCAIS DE TEMPERATURAS MUITO ELEVADAS, JÁ QUE PODEM ESQUENTAR O AMBIENTE MAIS DO QUE OUTROS

É preciso pesar também alguns pontos negativos das telhas para que eles não prejudiquem seu objetivo com a obra. São eles:

Podem deixar um ambiente quente demais

Telhas de concreto com cores claras até podem ajudar a regular a temperatura de uma casa, mas ainda correm o risco de esquentar mais do que outros tipos de telhas. Por isso, em regiões de altas temperaturas, talvez não seja tão vantajoso usar esse material para compor o telhado.

Uma dica que pode ajudar nesse sentido é colocar mantas térmicas sob as telhas para diminuir a transferência de calor para o interior da construção.

Podem ter um custo mais elevado

É possível que seja mais difícil comprar telhas de concreto fora dos grandes centros urbanos. Logo, dependendo do local onde se encontra a obra, o material precisará ser transportado e os custos tendem a aumentar.

O próprio preço da telha, quando comparado a outros tipos, acaba sendo um pouco mais alto devido às várias qualidades já citadas aqui, como a alta resistência e a porosidade menor.