Conservação e Manutenção de Pisos de Madeira

By Eduarda Oliveira Correia

Todo produto necessita de limpeza e manutenção. Para evitar a ocorrência de problemas e aumentar a durabilidade do piso de madeira é recomendável seguir algumas orientações.

Cuidados com a umidade (água – líquida ou vapor)

A conservação e manutenção de pisos de madeira são simples e fáceis de serem executadas. Porém, é preciso lembrar que a madeira é um material higroscópico, ou seja, absorve água e umidade com facilidade e, consequentemente, sofre alterações dimensionais.

Para evitar a ocorrência de movimentações dimensionais indesejáveis, manchas, problemas derivados de reabsorção de água ou umidade e também para conservação do piso, as seguintes precauções devem ser tomadas nos trabalhos de limpeza:

Nunca limpe o piso de madeira com água ou pano molhado;

Líquidos derramados devem ser enxugados imediatamente;

Não colocar vasos diretamente sobre o piso e não permitir que a água de rega transborde do prato do vaso;

Vigiar os animais domésticos para que não urinem em objetos colocados sobre o piso de madeira;

Nas limpezas de áreas frias, colocar barreiras, como panos ou outro material que evite a passagem da área que está sendo lavada para o piso;

Manter as janelas e as portas, que são voltadas para parte externa do imóvel e sem proteção (telhado), fechadas durante o período da chuva.

Limpeza

A limpeza do piso de madeira é fundamental para sua conservação desde que feita corretamente. Para isso devem-se seguir as recomendações abaixo:

Procurar efetuar limpeza utilizando apenas vassoura de pelos e pano levemente umedecido com água (muito bem torcido);

Aspirador de pó, porém com o cuidado para que a ponteira do tubo de sucção não arranhe ou danifique a superfície;

Quando ocorrer derramamento de produto oleoso/gorduroso sobre o piso, utilizar apenas água e sabão ou detergente neutro o mais rápido possível após o acidente, e remover este com um pano levemente umedecido, secando com outro pano macio e seco;

Não utilizar produtos químicos fortes, pois danificam o produto de acabamento.

Também não utilizar palhas de aço ou lixas nas limpezas;

Alguns fabricantes de verniz indicam produtos próprios para limpeza periódica. Neste caso, os produtos podem ser utilizados sem preocupação.

Aplicação de produtos

Não utilizar produtos de limpeza com álcool, querosene ou outros solventes. O uso destes produtos danifica a superfície da madeira, na primeira etapa da degradação, e posteriormente a própria madeira.

Deste modo, os produtos indicados na limpeza de pisos de madeira são aqueles à base de água, não se esquecendo de seguir as recomendações do fabricante.

O acabamento feito em pisos de madeira geralmente é realizado mediante a aplicação de verniz à base de água ou à base de uréia e formol. A seguir, seguem algumas dicas e cuidados para conservação do piso de madeira de acordo com o verniz aplicado.

Verniz à base de água

Primeiros dias:

Embora o produto esteja seco após 48 horas, o ambiente só pode ser aberto e utilizado, assim como a colocação de móveis, após 72 horas da aplicação da última demão de verniz.

Porém, é necessário cuidar na entrada e colocação dos móveis, não deixando que sejam arrastados, protegendo os pés com feltro.

Deixar sempre uma área para ventilação natural e nunca utilizar ventilação forçada.

Durante os primeiros 30 dias:

Deixar sem tapetes ou objeto que abafe a superfície;

Minimizar o tráfego de pessoas e animais, inclusive evitar mudanças e colocação de objetos;

Não cobrir o piso com plásticos ou similares;

Se necessário o tráfego de pessoas ou objetos sobre o piso recém acabado, como entrada de móveis para outros ambientes do imóvel, deve-se utilizar cobertores ou papelão grosso na proteção da superfície, os quais devem ser retirados logo após o encerramento da movimentação.

Manutenção após 30 dias:

Para limpeza e manutenção do piso de madeira, utilizar um pano úmido muito bem torcido;

Nunca utilize produtos químicos para limpeza, tipo alvejante, detergente, sapólio, cera, lustra móveis, querosene, aguarrás ou qualquer outro que contenha solventes orgânicos;

Não utilize vassouras “duras” sintéticas, palhas de aço ou de fibras duras. Só utilize vassouras de pelo macio, com muito cuidado e pouca pressão;

Quando efetuar lavagem de áreas frias, ter cuidado para que a água não atinja o piso de madeira;

Nenhum piso de madeira é à prova de riscos. Evite o uso de cadeiras giratórias diretamente sobre o piso ou objetos e móveis pontiagudos.

Verniz à base de Uréia e Formol

Pisos de madeira tratados com produto à base de formol e uréia normalmente conferem maior resistência e durabilidade à superfície e assim podem proteger por muito tempo.

Contudo, é importante observar as seguintes recomendações:

Nos primeiros dois dias não se pode transitar sobre o piso de madeira.

Durante os primeiros 30 dias:

Limpe o piso de madeira apenas com pano seco e vassoura de pelo;

Não passe pano úmido, nem permita acúmulo de água sobre o piso;

Evitar a incidência direta de luz solar sobre o piso;

Não coloque tapetes, evitando que a madeira escureça fora da área do tapete de forma mais intensa do que o esperado;

Coloque os móveis nos devidos lugares sem arrastá-los. Além disso, convém colocar pequenos pedaços de feltro nos pés dos móveis para maior proteção.

Após 30 dias da aplicação:

A remoção de poeira deve ser feita com vassoura de pelo macio e pano úmido (muito bem torcido);

Manchas de tintas, gorduras, etc, devem ser removidas somente com pano umedecido em água com detergente ou sabão neutro;

Na remoção de manchas, não utilizar removedores (querosene ou aguarrás);

Não utilizar ceras que contenham solventes orgânicos em sua composição.

Material retirado do Livro Guia básico para instalação de pisos de madeira (Cap.8 páginas 85 á 88)