Manutenção de pisos de madeira

By Eduarda Oliveira Correia

por Cris Campos - 01 de dezembro de 2015

Sou realmente fã de pisos de madeira e já fiz um post completo sobre Tacos de Madeira – pois além de lindos, são nobres, confortáveis, versáteis e resistentes.

Aqui em Brasília, a grande maioria dos apartamentos da época da construção da cidade (década de 60) tinha pisos de tacos de madeira. O da minha casa é assim e, mesmo durante a reforma que fiz, optei por manter o piso original e apenas restaurá-lo.

Piso de madeira cumaru. Projeto Officina 44.

Os pisos de madeira podem ter diversas cores e formatos, lembrando que quanto mais escuro, mais duro ele é. Escolha revendedores de confiança, que vendam madeira seca e com tratamento anticupim.

A instalação é feita sobre o contrapiso pronto, nivelado e curado. A madeira pode ser colada, grampeada ou pregada. A junta amarrada (aquela com as réguas desencontradas) é a mais usada para paginação de tábuas corridas. Para paginação de tacos veja esse desenho que mostramos aqui.

Entre as opções de verniz, o acabamento fosco é o mais durável e atual.

RECUPERAÇÃO

Eu sempre acho que vale a pena avaliar a opção de recuperá-los, pois podem ser lixados até 3 vezes (o que os deixam praticamente novos) e essa é uma das grandes vantagens em relação aos materiais que imitam sua estética.

A recuperação de pisos de madeira é trabalhosa, pois envolve raspagem, nivelamento e, em alguns casos, a substituição de partes soltas. O acabamento pode ser uma resina à base d’água ou um verniz fosco, semi-fosco ou brilhante. A resina à base d’água tem como vantagem: depois de aplicada pela primeira vez não é necessário lixar novamente, e a reaplicação só é necessária a cada 10 anos.

Além de renovados, os pisos de madeira podem ser tingidos ou clareados.

Vale lembrar que os pisos que reproduzem a estética da madeira (como os estruturados e laminados) não suportam raspagens!

CUIDADOS ESPECIAIS

Um piso de madeira bem conservado adia a necessidade de recuperação. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados:

– O contato com a água pode danificar a madeira, melhor evitar e secar imediatamente. Cuidado com vasos de plantas em contato direto com o piso!

– O contato frequente com os raios solares alteram a cor da madeira, por isso devem ser bloqueados ou filtrados nos horários de sol mais forte.

– Usar um acabamento de feltro sob os pés dos móveis evita os riscos e arranhões. Cuidado com as cadeiras giratórias!

– Não usar produtos químicos não específicos para limpeza desse tipo de piso, como: alvejante, detergente, lustra-móveis e álcool.

– A limpeza deve ser feita com vassoura de pelo macio e produtos especiais para madeira (como o Limpa Pisos Destac Madeiras), que ajudam a manter o brilho. Evite panos umidecidos com água.

DESTAC MADEIRAS

Fomos convidadas para testar o Destac Madeiras, um produto desenvolvido especialmente para limpeza e manutenção de pisos de madeiras – exatamente para o tipo de piso da minha casa. A boa notícia é que eu realmente uso esse limpador e vou falar pra vocês um pouco mais sobre ele.

Minha casa tem piso de taco de madeira Sucupira + paginação tipo Parquet Paulista + sinteco Bona.

Com Destac Madeiras só é necessário usar um produto para manter o piso de madeira bem cuidado. Destac tem secagem rápida e alta performance.

A aplicação é bem prática e o produto não precisa ser diluído em água – basta aplicá-lo diretamente sobre um pano limpo e seco e passar o pano sobre toda a superfície do piso de maneira uniforme.

Para grandes superfícies, aplique em pequenas áreas de cada vez. Em poucos instantes o produto estará seco e o piso estará limpo e protegido, uma vez que sua aplicação ajuda a remover os acúmulos de poeira.

É limpeza, brilho e uma deliciosa fragrância num único produto de limpeza!

Mas, atenção: seu uso é destinado apenas para pisos de madeira, não pode ser usado sobre pisos laminados, cerâmicas ou porcelanatos. A Destac também tem produtos especialmente desenvolvidos para cuidar destes tipos de piso.

A Flávia Ferrari, do blog Decoracasas, fez um vídeo explicando sobre como limpar pisos de madeira, vejam aqui. E no Casa de Firulas e no Casa Que Minha Vó Queria tem mais dicas de como cuidar de outros tipos de piso!