Piso de madeira: dicas de uso e manutenção
O piso pode dar todo o tom de uma casa e, por isso mesmo, a opção de madeira é um clássico que nunca sai de moda. Cheio de charme, o piso de madeira é uma escolha que pede cuidados, já que envolve um bom investimento e uma manutenção periódica. Para te ajudar a escolher e manter um bom piso de madeira, Homepedia separou algumas dicas que farão a diferença em sua casa.
Como escolher um bom piso de madeira
Na hora de escolher o seu piso é importante saber que eles podem ser produzidos de diferentes espécies de árvores, o que impacta no preço final. Cortes de carvalho, cumaru, ipê e jatobá, por exemplo, são usados na fabricação de quatro diferentes tipos de piso. Entenda os diferenciais de cada um:
- Piso de madeira maciça: como o nome diz, ele é formado pelo corte maciço de madeira. Essa é uma opção bem forte e resistente.
- Piso de madeira multistrato: ele é formado por pequenos palitos cruzados de madeira maciça, selecionados por cores. Essa opção é bem resistente e corre menos riscos de empenar.
- Piso multiestruturado: formado por lâminas de diferentes tipos de madeiras cruzadas entre si como base e em seguida é revestido com uma madeira nobre, sendo finalizado com verniz, o que propicia mais brilho e firmeza.
- Piso multilaminado: a base dele é formada por diferentes tipos de madeiras, depois ele é revestido por uma capa de madeira nobre, porém fina. Essa é uma opção firme, mas menos resistente quando comparado ao multiestruturado.
Na hora de escolher o piso é muito importante refletir que a madeira não é a melhor amiga da umidade, por isso mesmo não se recomenda o uso de piso de madeira em ambientes como cozinha, área de serviço e banheiro. O melhor é usar a madeira em salas, quartos e espaços de convivência, onde esse material trará aconchego e mais conforto. Uma opção para o uso de madeira em ambientes úmidos é a construção de decks em varandas e quintais, nesse caso se usará os cortes maciços de madeira.
Cuidados na hora de limpar seu piso de madeira
A limpeza do piso de madeira é bem mais simples do que se possa pensar: basta passar uma vassoura de cerdas macias ou o aspirador de pó e depois um pano úmido, apenas com água. Pronto, está limpo!
É importante ressaltar que os pisos de madeira revestidos não precisam ser encerados. Há alguns tipos de piso de madeira que pedem sim o uso de cera: nesse caso é importante limpar bem o chão, retirar toda a poeira e, aí sim, aplicar a cera conforme a recomendação da embalagem. De todo modo, converse bem antes com o instalador de seu piso e entenda se ele necessita do uso de cera ou não.
Vale lembrar que um piso de madeira bem cuidado pode durar muitos e muitos anos, por isso é importante cuidar dele com atenção. Em caso de riscos, manchas ou arranhões, procure um profissional para realizar a raspagem e restauração da peça, assim ela ganhará uma sobrevida e você não precisará realizar a troca.
Com cuidados bem simples é possível ter um piso de madeira bonito e brilhante em casa, sem preocupações!